Person:Maria Telo-de-Meneses (10)

Watchers
Maria Telo-de-Meneses
 
 
Facts and Events
Name Maria Telo-de-Meneses
Gender Female
Marriage to Principe Joao Borgonha

D. João assassinou a esposa d. Maria Tellez de Menezes, instigado pela cunhada, a rainha, Leonor Tellez de Menezes que afirmava que a esposa lhe éra infiel e lhe acenava com a possibilidade de vir a se casar com uma sua meio irmã, com vistas a sucessão ao trono de Portugal. D. João que era senhor da terra e julgado de Lafões, das vilas de Seia....(ver Armorial Lusitano, pg.195/6) após assassinar a esposa fugiu para Castela onde, aprisionado por D. João de Castela veio a morrer em uma prisão em Salamanca. Teve de suas inúmeras mulheres quarenta e dois filhos, dos quais dezenove são conhecidos.. Morreu na casa de uma de suas mulheres, D. Isabel de Avallos, dizendo-se, arrependido de seus desvarios e, envolto no hábito de S.Francisco ( !! )

Filha de Martim Afonso Teles de Menezes e de D. Aldonça de Vasconcelos. Era irmã de d.Leonor Teles de Menezes que, casada com D. Fernando I , filho de D. Pedro I, foi rainha de Portugal. D.Maria Teles era viuva de Alvaro Dias de Souza quando casou com D.João de Eça filho de D.Pedro I "O Cru". Foi assassinada pelo marido sob a acusação de adúltera. Sua irmã, a rainha instigou o cunhado acenando-lhe com a possibilidade de vir a se casar com uma sua meio irmã, com vistas ao trono de Portugal. Seu filho Fernando de E'ça, teve de um de seus casamentos a filha Catarina de Eça que casou com Pedro Gomes de Abreu (neto).

casada com Álvaro Dias de Sousa no ttº. de Sousas § ... N .... Casou 2ª vez a furto com o Infante D. João filho de El Rei D. Pedro e D. Inês de Castro no ttº. de Eças § 1 N 1 a qual ele matou induzido da Rainha D. Leonor sua cunhada