Person:Vasco Alvares-Serrao-de (1)

Watchers
Vasco Alvares-Serrao-de-Moura
 
 
Facts and Events
Name Vasco Alvares-Serrao-de-Moura
Gender Male
Marriage to Teresa Pires

D. Pedro Rodrigues é o primeiro de que se acha notícia, o qual com seu irmão tomaram aos Mouros a Vila de Moura no ano de 1166 logo depois da tomada de Évora como diz o Conde D. Pedro, e a Monarquia Lusitana, Parte 3ª, Livro 11, Cap. 12 a qual vila de Moura ganharam sendo Alcaideza dela uma Senhora Moura chamada Saluquia filha de Buacon Sr. de muitas terras no Alentejo os quais para melhor o conseguirem mataram primeiro o Mouro Trabame Sr. de Arronches, que vinha desposar-se com a dita Alcaideza e ou da sobre dita Vila tomou seu neto D. Vasco Martins Serrão de Moura, o apelido de ser Sr. dela sendo-lhe dada ao dito D. Vasco Martins pela Rainha D. Brites m.er do Rei D. Afonso III feita a dita doação em remuneração de serviços dos ditos seus ascendentes, para cuja doação concorria muito o ser D. Vasco Martins muito parente da dita Rainha como lhe chama na dita doação cuja cópia transcreve a dita Monarquia Lusitana, e pela acção de seu avô e pelo que narramos adiante § 1 N 1; teve D. Pedro Rodrigues D. Fr. Martim Rodrigues Freire de Calatrava Mestre desta Ordem em 1238 que foi casado antes de ser Freire; e teve D. Pedro Martins e D. Álvaro Martins que foram freires de S. Tiago para o que não foram dispensados o que aconteceria se fossem bastardos; e teve mais o dito D. Fr. Martim Rodrigues: D. Vasco Martins de Moura em que damos princípio a esta família adiante no § 1 N 1 por seguirmos a comum opinião; o qual fez e sua m.er uma instituição de Morgado com Capela como adiante se diz e nela nomeia por parentes a D. Pedro Nunes de Gusmão Adiantado de Castela, e a seus filhos D. Álvaro e D. Afonso; o qual D. Pedro Nunes era irmão de D. Maior Guilhem mãe da dita Rainha D. Brites, o qual Morgado foi confirmado pelo Rei D. Diniz.

ROLINS

Como os Rolins de uniram com os Mouras trataremos do seu princípio neste ttº. D. Rolim foi um Fidalgo Flamengo natural de Flandes donde veio para este Reino, e se achou na tomada de Lisboa, com El Rei D. Afonso Henriques e foi o que povoou Azambuja que lhe foi dada pelo Rei D. Sancho em Janeiro de 1238 este D. Rolim teve só uma filha chamada D. Rol a qual casou com Gonçalo Fernandes Tavares e foi seu fº. - Fernão Gonçalves Sr. de Azambuja casado com D. Ouriola Godins e foi fº destes - Rui Fernandes Rolim Sr. de Azambuja casado com D. Elvira Fernandes, e foi fº destes - Pedro Rodrigues Rolim que foi Sr. de Azambuja casado com D. Teresa filha de Rui Fernandes Cavaleiro da Nóbrega parente de D. João de Aboim e foi fº. deste - Gonçalo Rodrigues Rolim Sr. de Azambuja casado com D. ..................... filha de Estevão Esteves Carseco de Vera e foi filha destes - D. Leonor Gonçalves Rolim que foi H. da Casa, e Senhorio de Azambuja casada com Lopo Pires Palha, e foi filha destes D. Urraca Fernandes Rolim Srª. da Azambuja casada com Álvaro Gonçalves de Moura no § 1 N 4.



foi um dos Fidalgos principais do seu tempo, e se achou na conquista do Reino foi Sr. de quatro lugares na Província do Minho de que os Reis lhe fizerem mercê pelos seus serviços que ficaram como sendo o Solar desta família todos com os nomes de Moura um em Braga e Ponte de Lima outro em terras de Lanhoso, outra na vila de Moura entre os Rios Homem e Cávado que Pedro Rodrigues no ano de 1107 (ou 1116) ganhou aos Mouros de quem a Nobiliarquia Portuguesa diz descendem os Mouras, e o último ao pé da Serra do Gerêz de que este Vasco Martins tomou o apelido de Sarrão onde viveu, e ainda hoje nos Lugares ditos há ramos desta família o Marquês de Monte Belo diz na Plana 336 que D. Ourigo de Moura devem ser de quem vêm os Mouras o qual viveu na quinta de Ouriz que tem sua Torre, e está sita no Rio Cávado ou nas suas ribeiras Terras do Solar de Moura que foi fabricada por D. Ourigo ou seu ascendente D. Ourigo da Nóbrega de quem parece era descendente este D. Vasco Martins Sarrão de Moura este casou com D. Maria Dias de Goes filha de Pedro Salvadores o Conde D. Pedro diz no ttº. 59 e fls. 334 N 1 diz se chamava D. Teresa Pires filha do dito Pedro Salvadores e sua m.er D. Maria de Espozade o mesmo Conde pag. 333 - Instituíram D. Vasco Martins Serrão, e sua m.er um Morgado com Capela em 1264 estando em Sevilha ttº. de Goes § 1 N 4